Links de Acesso

Conselho de Segurança defende eleição presidencial na Guiné-Bissau ainda neste ano


Órgão pede respeito pelo respeito das eleições

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CS) exortou as autoridades da Guiné-Bissau a respeitarem os resultados das eleições legislativas do passado 10 de Março e a realizarem as presidenciais ainda neste ano.

Numa reunião na terça-feira, 26, em Nova Iorque, o órgão pediu a “todos os partidos políticos que continuem a abster-se de incitar os apoiantes a qualquer acção violenta” e que “respeitem o resultado” do processo que foi elogiado pelos 15 membros do CS.

As Nações Unidas destacam também “a importância de uma eleição presidencial credível, livre, justa e pacífica”, e reiteraram que deve ser organizada dentro do prazo legalmente estipulado ainda em 2019.

No comunicado, o CS felicita o Governo pela realização pacífica das eleições, bem como “a conduta da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau”, e particularmente “o processo de contagem expedito e o anúncio oportuno dos resultados”.

Depois de agradecer o apoio dos diversos parceiros, o CS defendeu “a necessidade de um diálogo inclusivo com todas as partes interessadas para consolidar a paz e a estabilidade” na Guiné-Bissau.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG