Links de Acesso

Congresso que vai eleger João Lourenço presidente do MPLA marcado para Setembro


Joao Lourenço e José Eduardo dos Santos em reunião do MPLA
Joao Lourenço e José Eduardo dos Santos em reunião do MPLA

José Eduardo dos Santos deixa liderança do partido após 39 anos

O MPLA, partido no poder em Angola, marcou para a primeira quinzena de Setembro, o seu 6º. congresso extraordinário no qual João Lourenço será o único candidato à sucessão de José Eduardo dos Santos.

A notícia foi avançada nesta sexta-feira, 27, pelo MPLA no final de uma reunião do Bureau Político.

“O Bureau Político aprovou a proposta de resolução e o cronograma de preparação e realização do 6.º Congresso Extraordinário do partido, a ter lugar na primeira quinzena de Setembro próximo e, consequentemente, aprovou a candidatura do camarada João Lourenço, actual vice-presidente, ao cargo de presidente do MPLA”, diz a nota, sem dar a entender se serão admitidas outras candidaturas.

Numa reunião daquele órgão realizada a 16 de Março, o presidente do MPLA José Eduardo dos Santos anunciou a realização de um congresso extraordinário para “resolver” a questão da liderança do partido entre Dezembro deste ano e Abril de 2019.

Entretanto, a proposta de Santos não foi aceite pela maioria dos membros, tendo alguns defendido que o congresso devia realizar-se em Junho.

José Eduardo dos Santos diz adeus
José Eduardo dos Santos diz adeus

A decisão de hoje estabelece o mês de Setembro, uma data intermédia das propostas feitas em Março.

Ao anunciar, em 2016, que deixaria a Presidência da República no ano seguinte, José Eduardo dos Santos também indicou que abandonaria a vida público em 2018.

O Bureau Político apreciou ainda o que considera ser "a evolução da preparação das autarquias, ao nível dos municípios e recomendou às organizações intermédias do MPLA, nomeadamente os seus comités provinciais e municipais, para um forte engajamento na execução das tarefas afins, para que os seus resultados sejam coroados de êxito".

Ainda de acordo com o comunicado, aquele órgãos "recomendou que sejam cada vez mais enaltecidos os feitos da liderança do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos que, ao longo da sua vida política activa, deu o melhor de si pela Pátria angolana, exortando a uma maior coesão no seio do MPLA, com ética, urbanidade e respeito aos seus princípios e valores".

XS
SM
MD
LG