Links de Acesso

Congresso inicia "fim da era Obama"


Congresso dos Estados Unidos
Congresso dos Estados Unidos

Com o controlo dos poderes legislativo e executivo, republicanos querem reverter leis e programas do Presidente americano.

O novo Congresso dos Estados Unidos, controlado pelo partido Republicano, reúne-se nesta terça-feira, 3, com promessas de revogar partes importantes da lei de assistência de saúde do Presidente Barack Obama, chamada de Obamacare, e reverter regulamentações ambientais e financeiras.

Entretanto, o Congresso pode rapidamente ser palco de disputas sobre as escolhas do Presidente eleito Donald Trump para o seu gabinete.

Lideranças democratas alertaram na segunda-feira, 2, alertaram para uma combate duro em relação ao Obamacare.

Por seu lado, o Presidente Obama deve reunir-se na quarta-feira, 4, com os congressistas democratas para discutir estratégias para defender o Obamacare dos ataques republicanos.

Em declarações a jornalistas, os deputados democratas Steny Hoyer e Nancy Pelosi disseram que vão lançar um esforço para mobilizar a população em apoio ao Obamacare, argumentando que o fim do programa criaria um efeito cascata que prejudicaria a maioria dos norte-americanos.

Por anos, republicanos têm atacado o Obamacare, insistindo que o programa é inviável e que está dificultando o aumento do emprego.

Ao controlar o Congresso e da Casa Branca, os republicanos estarão em posição para revogar a lei.

Outros embates

Mas o Senado vai ter mais do que legislação na sua agenda de 2017.

Os senadores têm a tarefa difícil de debater e votar as indicações de Donald Trump para o Governo e outros importantes cargos.

O proeminente senador republicano John McCain já alertou que Rex Tillerson, a escolha de Trump para secretário de Estado, vai ter que explicar a sua relação com o Presidente russo, Vladimir Putin, a quem McCain já chamou de “marginal e assassino”.

Tillerson, que passou boa parte da carreira na Exxon Mobil, esteve envolvido em negociações na Rússia e se opôs às sanções norte-americanas contra a Rússia por causa da incursão na Crimeia.

Enquanto isso, a expectativa é que os democratas se oponham enfaticamente à nomeação do republicano Jeff Sessions para secretário de Justiça, em parte por causa da sua oposição à imigração e por comentários que mostraram no passado insensibilidade racial.

Os democratas também devem atacar a indicação de Steven Mnuchin para secretário do Tesouro.

Ele é um investidor e gestor de fundos de sucesso que passou 17 anos no grupo Goldman Sachs.

Analistas dizem no entanto, que com mais ou menos dificuldades,Trump deve receber o aval para a maioria, se não todos, os seus escolhidos.

Além da revogação do Obamacare, os republicanos também querem restringir ou bloquear a regulamentação destinada a controlar as emissões industriais que contribuem para as mudanças climáticas e as reformas da indústria bancária promulgadas na esteira do colapso de Wall Street em 2008.

XS
SM
MD
LG