Links de Acesso

Congresso do MDM: Secretário-geral pede união, concórdia e coesão interna do partido


Sede do Movimento Democrático de Moçambique na Beira
Sede do Movimento Democrático de Moçambique na Beira

Terceira força política de Moçambique elege líder entre Lutero Simango, José Domingos, secretário-geral e Silvério Ronguane

O secretário-geral do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), José Domingos, encorajou nesta sexta-feira, 3, a promoção de união, concórdia e coesão interna para o fortalecimento dos alicerces da terceira força política moçambicana face aos próximos desafios eleitorais.

José Domingos, que falava na abertura do terceiro Congresso do MDM, que arrancou nesta sexta-feira, 3,na Beira, afirmou que o partido precisa se inspirar nos ideais do líder e fundador, Daviz Simango, e se preparar para os próximos desafios “que não serão poucos e nem fáceis”.

Congresso do MDM: Secretário-geral pede união, concórdia e coesão interna do partido
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:39 0:00

“Temos ainda o desafio de manter a Beira (Sofala), recuperar os municípios de Gurué e Quelimane (Zambézia) e Nampula e conquistar os outros”, inspirado nos ideais de Daviz Simango, “que deixou lições de tolerância e harmonia na diversidade de ideias”, frisou.

O também deputado do MDM vincou que o ensinamento de Daviz Simango, a quem considerou “mestre do pensamento africano invulgar”, por ter sido um dos 50 líderes mais influentes de África, segundo ele,disse que “o partido deve ser a alternativa para a população alcançar um país de justiça social”.

Ao passar em revista a situação do país, José Domingos considerou que Moçambique está debaixo de uma adversidade combinada dos efeitos da pandemia da Covid-19 e do terrorismo, que afecta os distritos de norte de Cabo Delgado, o que “aumentou a pressão sobre a vulnerabilidade” das condições socioeconómicas das famílias moçambicanas, que “já viviam em situação de pobreza”.

O secretário-geral defendeu que os congressistas devem discutir soluções adequadas para o país, face à "corrupção generalizada, crimes organizados transnacionais, raptos, impostos e sufocantes aos bolsos da maioria dos cidadãos”, o que torna “a vida mais insuportável”.

O congresso de três dias vai eleger o sucessor de Daviz Simango, entre Lutero Simango, chefe da bancada parlamentar, José Domingos, secretário-geral e Silvério Ronguane, deputado.

O MDM realiza este Congresso sob o lema, “MDM mais forte, coeso, por um Moçambique para todos, inspirado nos ideais de Daviz Simango”

XS
SM
MD
LG