Links de Acesso

Conflito, Desigualdade e Exclusão Económica Ameaçam Ganhos na Saúde


Directora-Geral da OMS Margaret Chan
Directora-Geral da OMS Margaret Chan

Directora-geral da OMS, Margaret Chan, afirma-se imensamente preocupada com o aumento da obesidade infantil em todas as regiões do mundo e doenças não contagiosas

A directora-geral da OMS, Margaret Chan, disse aos delegados à Assembleia anual da organização mundial que os progressos conquistados pela campanha global contra a pólio podiam estar em perigo de ser anulados.

Chan frisou que conflitos armados, controlos fronteiriços, fraca cobertura de vacinação, e ataques aos voluntários que dispensam a vacina da pólio são obstáculos no caminho para erradicar esta doença.

“Há dois anos a pólio estava de joelhos, graças a uma liderança politica empenhada no combate, em melhores estratégicas e equipamentos, bem como à dedicação de milhões que trabalhavam na vacinação. Os factores responsáveis por este retrocesso estão fora do controlo do sector da saúde.”

A Dr. Chan referiu as tendências que ameaçam o sector da saúde – o aumento da desigualdade e da exclusão económicas que afectam a coesão e a estabilidade sociais. Chan advertiu que os danos provocados no meio ambiente perigam a estabilidade do planeta em suster uma boa saúde para todos.

A responsável da OMS notou que o aumento da Resistência anti microbial, que torna ineficazes muitos antibióticos, afecta hoje todas as regiões do planeta. Referiu também o aumento das doenças não contagiosas, incluindo novos casos de cancro, doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares crónicas. Mencionou ainda o aumento dos casos de obesidade e de doenças relacionadas com a dieta alimentar

“Estou imensamente preocupada com o aumento da obesidade infantil em todas as regiões do mundo, um aumento que se verifica sobretudo nos países de baixo e médio rendimentos.”

Mas enquanto algumas crianças estão cada vez mais gordas há outras que passam fome e sofrem de subnutrição.

Apesar de uma avaliação pouco optimista a secretária-geral da OMS mencionou vários sucessos em termos de saúde – os objectivos do desenvolvimento do Milénio que salvaram milhões de vidas. Outros sucessos: reduções na mortalidade materno-infantil e avanços na redução das mortes por tuberculose e paludismo.
XS
SM
MD
LG