Links de Acesso

Conferência sobre SIDA pede acção firme contra a doença


XIX Conferência Internacional Sobre a SIDA
XIX Conferência Internacional Sobre a SIDA

Cientistas afirmam que finalmente têm à sua disposição os instrumentos para virar a maré

Os participantes na Conferência Internacional Sobre a SIDA, que decorre em Washington, querem guerra sem tréguas à doença. Investigadores, médicos e pessoas infectadas com o virus HIV querem que os governos mantenham o seu nível de apoio financieor à luta global contra a SIDA.

Embora não haja cura ou vacina os cientistas afirmam que finalmente têm à sua disposição os instrumentos para virar a maré e pôr termo ao alastramento da doença. Virar a maré em conjunto é alias o tema desta conferência.

Na verdade algo que parecia impensável há poucos anos tras é agora uma realidade. Milhões de pessoas através do mundo e em particular no continente africano estão agora a receber medicamentos anti retrovirais fazendo com que a doença esteja contida ou mesmo em queda.

O Dr Elly Katabira que preside à Conferência e a Dra. Diane Havlir, que preside a uma organização de combate à doença, exortaram todos os delegados a assinarem uma declaração official que apela ao apoio a um plano de nove pontos para se pôr termo à epidemia.

O Dr Katabira disse ser um desafio para os países do G-20 não voltarem atrás nas suas promessas de ajuda. O presidente da conferência disse que os países que recebem ajuda têm agora sistemas e mais empenho em usar os investimentos mais eficientemente e com mais efectgivade.

Os países do G-8 e do G-20, disse o Dr. Katabira têm reazao em esperar que de cada dolar doado seja extraido o respectivo valor em termos de combate à doença.

XS
SM
MD
LG