Links de Acesso

Complexo nuclear iraniano às escuras após “incidente” misterioso


Centrifugadoras da base nuclear de Natanz
Centrifugadoras da base nuclear de Natanz

Meios de informação israelitas dizem que complexo de Natanz foi alvo de ataque cibernético. Secretário de Defesa americano está em Israel

O complexo nuclear subterrâneo de Natanz no Irão ficou hoje privado de energia poucas horas depois de entrarem em funcionamento novas centrifugadoras capazes de produzirem urânio enriquecido a um ritmo mais rápido.

Em Julho do ano passado o complexo foi alvo de uma explosão que as autoridades descreveram como um acto de sabotagem e em Novembro o principal cientista iraniano envolvido no programa nuclear foi assassinado num acto que que o Irão disse ter sido de responsabilidade de Israel

Um porta-voz do programa nuclear civil do Irão disse hoje que o corte de energia está ser investigado mas recusou-se a dizer se foi ou não um acto de sabotagem, afirmando no entanto que o “incidente”não causou estragos ou vítimas.

Contudo Malek Shariati Niasar, deputado no parlamento e antigo porta voz do Comité de Energia do parlamento disse que o incidente levanta “muitas suspeitas” causando preocupação sobre possível “sabotagem e infiltração”.

O incidente ocorre quando decorrem em Viena conversações indirectas entre os Estados Unidos e o Irão sobre oacordo nuclear de 2015 que os Estados Unidos abandonaramdurante a presidência de Donald Trump e cujos termos o Irão tem vindo a violar.

No sábado o Irão tinha anunciado a entrada em funcionamentos das novas centrifugadoras que, segundo as autoridades, podem produzir urânio a uma velocidade 50 vezes superior às anteriores, algo proibido pelo acordo de 2015

Secretário de Defesa americano em Israel

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin chegou entretanto hoje a Israel para conversações com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyauh e o seu homólogo israelita Benny Gantz que afirmou que “o Irão constitui uma ameaça estratégica à segurança internacional, a todo o Médio Oriente e ao estado de Israel”.

“Vamos trabalhar em cooperação com os nossos aliados americanos para assegurar que qualquer novo acordo com o Irão vai garantir os interesses vitais do mundo, dos Estados Unidos, impedir uma perigosa corrida às armas na nossa região e proteger o estado de Israel”, disse Gantz

Jornais israelitas disseram hoje que o corte de energia a Natanz foi casuado por um ataque cibernético que, segundo um canal de televisão israaelita, causou a paralização de várias secções do complexo.

Na terça-feira um navio cargueiro iraniano que tem servido de base flutuante da Guarda Revolucionária iraniano foi danificado pela explosão de uma mina magnética no que é visto como a intensificação de acções clandestinas de Israel e Irão contra navios dos dois países.

Chefe do governo sul-coreano em Teerão

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Syre-kyun era esperado hoje em Teerão para três dias de conversações que se deverão centrar sobre os cerca de 7.000 milhões de dólares iranianos congelados pelas autoridades sul-coreanas aoabrigo das sanções impostas pelos Estados Unidos.

O Irão libertou na sexta-feira um petroleiro sul-coreano capturado em Janeiro por causar “poluição ambiental” no quea Coreia do Sul disse ser um caso claro de captura de reféns.

Em finais de Fevereiro o governador do banco central do Irão disse que a Coreia do Sul tinha acordado em devolver cerca de 1.000 milhões de dólares

XS
SM
MD
LG