Links de Acesso

Companhia Linhas Aéreas de Moçambique retoma voos Maputo - Lisboa


João Carlos Po Jorge, diretor-geral da LAM

É um sonho que se está a materializar. Já era para ser em Junho último, mas, devido aos condicionalismos impostos pela doença viral, as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) só agora conseguem voltar a efectuar voos de e para Portugal.

Companhia Linhas Aéreas de Moçambique retoma voos Maputo - Lisboa
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:39 0:00

E, o primeiro voo, em nove anos de interregno, foi feito na rota Lisboa-Maputo. O avião tocou solo moçambicano nesta quarta-feira, 26, mesmo dia em regressou à capital portuguesa.

"Neste primeiro voo estamos a trazer cerca de 80 e a levar cerca de 70 passageiros de volta. É pouco, mas é bom para o primeiro voo. E, como eu digo, estamos a reduzir os custos ao máximo que é para ninguém perder dinheiro nisto (...) contamos que a rota vai aumentar porque também os mercados estão a abrir”, disse o diretor-geral da LAM,João Carlos Jorge.

A abertura é um alívio para quem como Ercília Mondlane, 22 anos de idade, está na Europa.

Ercília, que acaba de concluir os estudos, fez a licenciatura em farmácia numa universidade de Coimbra. Há muito que queria viajar para Moçambique. Mas, por causa da Covid-19, teve que ficar retida, em Portugal, e agora conseguiu viajar para visitar a família.

E, neste voo, só entra quem acusar negativo para o teste da Covid-19.

"Todos têm teste negativo, claro. Se têm positivo é retido no local de proveniência. Não embarca no avião. Mas se chega aqui é porque tem teste negativo, disse Samuel Guilengue, responsável dos laboratórios na Direcção de Saúde da Cidade de Maputo.

Guilengue disse que “são testes confiáveis. Aqueles que a gente não confia, repetimos o teste."

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG