Links de Acesso

Companhia de diamantes oferece escola na Lunda Norte


Dimantíferas têm sido ciriticadas por falta de "responsabilidade social"
Dimantíferas têm sido ciriticadas por falta de "responsabilidade social"

A Sociedade Mineira do Cuango ofereceu uma escola primária às localidades de Kandongo e Mwamoxico no município do Cuango na província angolana da Lunda Norte.

A escola oferecida pela Sociedade Mineira do Cuango possui 3 salas de aulas com mais de 40 lugares e vai servir para reduzir o impacto de crianças fora do sistema de ensino nas localidades do MwaMoxico e Kandongo ao município do Cuango, na Luanda Norte .

Ao longo dos anos as actividades das companhias de diamantes em Angola têm sido alvo de críticas por não se envolverem em qualquer actividade ou iniciativa em prol das populações onde actuam, ignorando o que muitos dizem ser as suas responsabilidades sociais.

Helder Carlos o presidente do conselho de gerência da sociedade mineira do Cuango disse que a sua empresa quer diminuir a falta de escolas nas zonas onde exploram diamantes.

"A escola vem para atender a localidade no âmbito da responsabilidade social da empresa mineira, em que a direção decidiu apoiar a questão da falta de escola nesta região e diminuir a quantidade de miúdos que ficam fora do ensino", disse

O Director Municipal da educação do Cuango Valentim Manuel agradeceu o gesto da mineira mas diz que em todo município do Cuango ainda faltam centenas de salas de aulas.
"Precisamos mais de 180 salas de aulas para responder á demanda total no município do Cuango para que não fiquem mais crianças fora da escola", disse.

Outro problema para além da falta de escola é o registo civil pois não existe nas duas localidades nenhum posto de identificação +elo que muitas crianças não têm documento que os identifica.

XS
SM
MD
LG