Links de Acesso

Soba da Lunda Norte recebe promessa da Endiama para resolução de conflito com antigo PCA da empresa


Majestade da Lunda Mwante Nshind encontrou-se com novo presidente da Endiama

A VOA revelou recentemente uma acirrada disputa numa área de exploração de diamante no Lukapa, na província angolana da Lunda Norte, que opõe o soberano Sua Majestade da Lunda Mwante Nshind e o antigo Presidente do Conselho de Administração (PCA)da Endiama, Carlos Sumbula.

Agora o soba Mwante Nshind veio a Luanda tentar resolver a contenda e conseguiu falar com no resposável da companhia, que prometeu uma solução.

Soba recebido por CPA da Endiama - 1:07
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:07 0:00

À segunda foi de vez e Sua Majestade da Lunda Mwante Nshind disse ter sido bem recebido pelo novo PCA da Endiama que assegurou que vai resolver o problema.

“Ele disse-nos que já formou uma equipa da Geologia e Minas que está a trabalhar no sentido de debelar o conflito, para ver se conseguimos obter a licença definitiva para explorarmos a nossa cooperativa artesanal e semi-industrial de diamantes, estamos a aguardar que nos chamem", disse.

Este, no entanto, não é o primeiro caso de conflito a envolver entidades com responsabilidade no Estado por causa de áreas diamantíferas, revelou o soba Mwante Nshind, que aponta sobretudo generais do exercito.

“Muitos casos acontecem lá nas Lundas, muitas das áreas são ocupadas por elementos de cargos de responsabilidade no Estado, principalmente generais, isto é que provoca confusão na região", concluiu aquela autoridade tradicional.

XS
SM
MD
LG