Links de Acesso

Hillary Clinton apela Sudão do Sul e Sudão a resolverem os diferendos


Hillary Clinton numa alocução pública na Universidade de Dacar no Senegal, um dos seis países constantes na sua agenda de digressão por África
Hillary Clinton numa alocução pública na Universidade de Dacar no Senegal, um dos seis países constantes na sua agenda de digressão por África

Secretária de Estado Norte-americana esteve em Abuja e é o mais alto membro da administração americana a visitar o país independente há um ano

A Secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton apelou hoje aos líderes do Sudão do Sul e do Sudão a um acordo imediato acordo sobre a partilha dos recursos petrolíferos.
Clinton que se encontra numa digressão de 11 dias a África, visitou hoje a cidade de Juba no Sudão do Sul, com o propósito de pressionar os dois países a ultrapassarem as divergências que podem reacender o conflito militar.
Hillary Clinton disse que o Sudão e o Sudão do Sul precisam estabelecer um compromisso com vista a resolver as questões pendentes. A Secretária de Estado norte-americana pediu insistentemente aos dois países para que cheguem a um acordo na partilha dos recursos petrolíferos.
O Sudão do Sul suspendeu a produção petrolífera em Janeiro por causa de uma disputa com o Sudão sobre o imposto a pagar pelos oleodutos do norte. Clinton disse hoje que embora sejam dois países independentes, seus futuros e fortunas estão permanentemente ligados.
Os dois países estavam sob um ultimato das Nações Unidas para resolverem as suas disputas o mais tardar até 2 de Agosto sob pena de sofrerem sanções. O prazo terminou ontem e até ao momento a ONU ainda não se pronunciou.
Um membro da delegação de Hillary Clinton disse que as disputas territoriais assim como o petróleo são uma ameaça para a economia dos dois países.
Os dois países envolveram-se em confrontos armados ao longo da fronteira comum em Abril último.
Hillary Clinton nessa sua digressão de 11 dias pelo continente africano tem em agenda pelo menos seis países a visitar.
No final desta visita de hoje à Juba, Clinton regressou ao Uganda para encontros com o presidente Yoweri Museveni. A Secretária de Estado propunha debater o papel do Uganda como parceiro chave dos Estados Unidos no âmbito de segurança regional, assim como encorajar o governo ugandês a promover a democracia e o respeito pelos direitos humanos.
XS
SM
MD
LG