Links de Acesso

Cidadãos de Maputo exigem "melhor capital"


Maputo

Abaixo assinado pede melhor qualidade de vida

Cerca de 10 mil cidadãos residentes na cidade do Maputo submeteram aos governos central e municipal uma petição a exigir uma intervenção urgente para travar o que chamam de desacatos urbanísticos que comprometem o presente e o futuro na capital.

A petição reclama de construções desordenadas, abate de mangais e falta de estacionamento, muito por conta de um crescimento imobiliário mal planificado.

“O investimento privado no imobiliário dirige-se para as zonas consolidadas e mais ricas, Baixa, Polana, Sommerschield, Marginal, o que acentua as desigualdades, ao mesmo tempo que degrada a qualidade dessas zonas”, destacou o engenheiro e professor catedrático Álvaro Carmo Vaz.

Para inverter a actual tendência, que segundo os peticionários põe em causa a qualidade de vida na capital, querem ter uma palavra a dizer nas decisões sobre a nova estrutura urbana.

“O que é importante é que todos os utentes da cidade têm direito de participar e gerir essas transformações”, exige João Tique, arquitecto e paisagista nacional.

A carta deu entrada na direcção do Conselho Municipal de Maputo e no Ministério das Obras Públicas e Habitação, mas ainda não teve qualquer resposta.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG