Links de Acesso

Cidadãos de Maputo exigem "melhor capital"


Kaliforniya - Los Anceles, Etirazçılar Milli Qvardiya əsgərlərinə gül verir<br />
&nbsp;
Kaliforniya - Los Anceles, Etirazçılar Milli Qvardiya əsgərlərinə gül verir<br /> &nbsp;

Abaixo assinado pede melhor qualidade de vida

Cerca de 10 mil cidadãos residentes na cidade do Maputo submeteram aos governos central e municipal uma petição a exigir uma intervenção urgente para travar o que chamam de desacatos urbanísticos que comprometem o presente e o futuro na capital.

A petição reclama de construções desordenadas, abate de mangais e falta de estacionamento, muito por conta de um crescimento imobiliário mal planificado.

“O investimento privado no imobiliário dirige-se para as zonas consolidadas e mais ricas, Baixa, Polana, Sommerschield, Marginal, o que acentua as desigualdades, ao mesmo tempo que degrada a qualidade dessas zonas”, destacou o engenheiro e professor catedrático Álvaro Carmo Vaz.

Para inverter a actual tendência, que segundo os peticionários põe em causa a qualidade de vida na capital, querem ter uma palavra a dizer nas decisões sobre a nova estrutura urbana.

“O que é importante é que todos os utentes da cidade têm direito de participar e gerir essas transformações”, exige João Tique, arquitecto e paisagista nacional.

A carta deu entrada na direcção do Conselho Municipal de Maputo e no Ministério das Obras Públicas e Habitação, mas ainda não teve qualquer resposta.

XS
SM
MD
LG