Links de Acesso

Ciclone Idai: sistema de abastecimento de água restaurado na Beira


Imagem aérea da Beira depois da passagem do ciclone Idai. Moçambique, 23 de Março, 2019.

Chris Cormency, Chefe do Programa de água, saneamento e higiene, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em MoçambiqueSegundo um comunicado do UNICEF, já foi reposto o sistema de abastecimento de água na cidade da Beira, uma semana após a passagem do ciclone Idai, que devastou a zona centro de Moçambique.

Este é um factor determinante para a sobrevivência de muitas crianças e famílias, que ainda estão a tentar recuperar dos efeitos da tempestade.

A Beira começa a tentar recuperar após o ciclone Idai ter devastado a cidade a 14 de Março
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:13 0:00

Chris Cormency, Chefe do Programa de água, saneamento e higiene, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Moçambique, disse em comunicado que "restaurar o acesso à água potável para os 500.000 habitantes da Beira foi uma prioridade".

A Beira ficou sem electricidade para alimentar as bombas que fornecem a água para toda a cidade. As equipas governamentais, como o FIPAG (Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água), que estão no terreno juntamente com o apoio logístico, financeiro e técnico do UNICEF e do UK aid, foram capazes de restabelecer o abastecimento de água no dia 22 de Março.

O comunicado do UNICEF informa que a água potável já está a circular em cerca de 60 por cento da rede da cidade e, até que toda a infraestrutura esteja recuperada e operacional, o Governo tem em curso uma operação especial de transporte de água às zonas mais afectadas.

Beira instala serviços de saúde improvisados para atender vítimas do Idai
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:13 0:00

Os últimos números divulgados pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) dão conta de 468 mortos e 1522 feridos, em consequência do Idai.

Segundo o INGC, o Idai afectou mais de 800 mil pessoas.

Saiba mais em Especial Ciclone Idai

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG