Links de Acesso

Ciclone Eloise deixa quatro mortes e 12 feridos em Moçambique


Ciclone Eloise deixa cidade da Beira inundada

Quase sete mil pessoas estão em 21 centros de acomodação.

As autoridades moçambicanas confirmaram neste domingo, 24, que o ciclone Eloise deixou pelo menos quatro mortes e 12 pessoas feridas na sua passagem nos últimos dias pelo centro do país.

O presidente do municÍpio da Beira, Daviz Simango, confirmou as mortes que decorreram na sequência de desabamentos causados pelo ciclone, entre elas uma criança de dois anos.

Daviz Simango havia dito no dia anterior, que o número de mortes era de oito, mas "após investigações, algumas mortes vieram a saber-se que não estavam relacionadas com o ciclone", pelo que o número oficial passou a quatro em vez de oito, como foi dito pelo próprio edil (vídeo).

António Beleza, porta-voz do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, também se pronunciou.

Ciclone Eloise deixa quatro mortos e 12 feridos em Moçambique - 2:40
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:44 0:00

Ao nível de infraestruturas públicas, foram destruídos 11 centros de saúde e 26 salas de aulas, enquanto quatro estradas ficaram intransitáveis.

Há 6.859 pessoas deslocadas em 21 centros de acomodação.

No total, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades contabilizou que 32.600 famílias, cerca de163 mil pessoas, quase todas na província central de Sofala, foram afectadas.

As províncias de Zambézia, Manica e Inhambane também foram afectadas pela passage do ciclone.

Moçambique: Ciclone Eloise mata oito na Beira
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

*NOTA: A 24 de Janeiro, o edil da Beira, disse que após investigações, algumas mortes citadas neste vídeo não estavam relacionadas com o ciclone, pelo que o número oficial passou a 4 em vez de 8, como foi dito no vídeo pelo mesmo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG