Links de Acesso

Chuvas deixam um morto e muita destruição e Governo de Cabo Verde convoca Gabinete de Crise


Estragos provocados por chuvas na Praia, Cabo Verde

O primeiro-ministro de Cabo Verde vai convocar ainda neste sábado, 12, o Gabinete de Crise depois de chuvas torrenciais terem provocado a morte de um bebé e estragos ainda por contabilizar na capital, Praia, e no interior da ilha de Santiago.

Ulisses Correia e Silva disse à Rádio de Cabo Verde (RCV) ter suspenso a apresentação dos candidatos do seu partido, o MpD, às eleições autárquicas de 25 de outubro, na ilha do Fogo, onde se encontra, e que presidirá a reunião de emergência por vídeoonferência.

Chuvas provocam estragos em Lém-Ferreira, Praia, Cabo Verde
Chuvas provocam estragos em Lém-Ferreira, Praia, Cabo Verde

O partido informou ainda que Correia e Silva pretende visitar os locais mais afetados logo que puder regressar à ilha de Santiago.

Embora os balanços de danos e eventuais vítimas estejam por fazer-se, o comandante dos Bombeiros da Praia, Celestino Afonso, confirmou a morte de uma criança por afogamento no bairro de Pensamento, na zona baixa da capital.

Afonso disse que criança tinha menos de três anos de idade e que foi vítima das inundações provocadas pelas chuvas.

“Há muitos danos, muitas perdas”, acrescentou o comandante que ainda aguarda mais detalhes.

Há muitas vias de acesso obstruídas e “famílias com dificuldades porque a água invadiu as suas casas”.

Chuvas provocam deslizamentos de terra, Praia, Cabo Verde
Chuvas provocam deslizamentos de terra, Praia, Cabo Verde

Para fazer frente aos danos no imediato, a Câmara Municipal da Praia, a Protecção Civil e os Bombeiros Municipais começaram a realojar algumas famílias das zonas mais baixas da capital.

Por agora, aguardam-se informações de outras regiões do país.

Na sexta-feira, 11, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) informou que uma onda tropical iria passar pelo arquipélago até segunda-feira e que poderá transformar-se em depressão tropical.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG