Links de Acesso

Christie e Fiorina abandonam corrida presidencial nos EUA


Chris Christie
Chris Christie

O governador de Nova Jersey, Chris Christie, e a ex-executiva Carly Fiorina decidiram abandonar as suas intenções de concorrer à nomeação pelo Partido Republicano para as eleições presidenciais em Novembro.

Um importante assessor de Christie confirmou à Reuters nesta quarta-feira que o governador vai anunciar a sua desistência, um dia depois de o sexto lugar do combativo republicano nas prévias de New Hampshire ter levantado dúvidas sobre a viabilidade da sua candidatura.

Fiorina, ex-executiva-chefe da Hewlett-Packard, afirmou no Facebook nesta quarta-feira que suspenderá a sua campanha.

A única mulher na corrida republicana ficou em sétimo em New Hampshire.

Os demais rivais de Trump, a maioria deles do establisment republicano, vão provavelmente beneficiar-se das desistências, que deixam sete pré-candidatos do partido numa disputa que já teve 17.

Carly Fiorina
Carly Fiorina

O magnata do sector imobiliário Donald Trump tem dominado a campanha republicana e venceu com facilidade as primárias de New Hampshire na terça-feira, numa onda considerada de oposião dos eleitores a políticos tradicionais.

Do lado democrata, o senador Bernie Sanders, de Vermont, que se considera um socialista, derrotou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton na disputa no Estado.

O governador republicano de Ohio, John Kasich, ficou em segundo nas primárias republicanas em New Hampshire, seguido pelo senador Ted Cruz, o ex-governador da Flórida Jeb Bush e o senador Marco Rubio.

Os resultados indicam a quantidade razoável de eleitores descontentes com a recuperação económica lenta, a imigração e o lugar dos EUA no mundo.

XS
SM
MD
LG