Links de Acesso

Cerca de 400 moçambicanos a caminho de Maputo


Cerca de 400 moçambicanos vítimas dos ataques xenófobos na África do Sul encontram-se a caminho do centro de acomodação de Boane, na província de Maputo. Esta é a segunda onda de moçambicanos depois de na passada semana 107 terem regressado ao país.

Desde que os ataques contra estrangeiros eclodiram na África do Sul, há cerca de duas semanas, mais de 600 moçambicanos refugiram-se em centros de acomodação temporária, dos quais 107 regressaram a Moçambique, a maioria já encaminhados para as suas zonas de origem.

De acordo com Fernando Manhiça, as autoridades moçambicanas esperavam na terça-feira a chegada de outro grupo, composto por quase 180 pessoas, mas, entretanto, devido aos procedimentos migratórios exigidos pelas autoridades sul-africanas, a viagem foi adiada para hoje, 22 de Abril.

"Há alguns procedimentos obrigatórios que os repatriados devem observar, que acabaram atrasando o processo. Mas os dois grupos devem chegar hoje", disse Fernando Manhiça, referindo que o número total é de cerca de 400 pessoas.

Segundo o diretor para os Assuntos Jurídicos e Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, nas últimas horas, o número de moçambicanos que procuram os centros de acomodação na África do Sul baixou, em consequência do aparente regresso à calma nos subúrbios das principais cidades sul-africanas.

XS
SM
MD
LG