Links de Acesso

Centro de Moçambique pode ser devastado por uma tempestade 


Em 2019, o ciclone Idai colocou milhares de moçambicanos dependentes de ajuda.Dombe, Moçambique, 4 de Abril, 2019.
Em 2019, o ciclone Idai colocou milhares de moçambicanos dependentes de ajuda.Dombe, Moçambique, 4 de Abril, 2019.

Uma forte tempestade que se aproxima de Moçambique poderá torna-se ciclone tropical, nesta sexta-feira, de acordo com as previsões, despejando chuva em rios já cheios numa área devastada pelo ciclone Idai há menos de dois anos.

A tempestade tropical Eloise, actualmente sobre o canal de Moçambique cujas águas quentes do Oceano Índico alimentam a sua força, pode evoluir para um ciclone tropical de categoria 3, reporta a Reuters, citando o Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM).

Sofala sofre com o drama das chuvas
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:32 0:00

O INAM disse que a Eloise, que deve chegar ao continente no sábado, pode atingir ventos de até 140 km / h e produzir 200 milímetros (de chuva em 24 horas.

Isso leva a receios de inundações generalizadas como a que matou mais de 1.000 pessoas em Moçambique, Malawi e Zimbabue, deslocou muitas outras e destruiu plantações quando Idai atingiu em Março de 2019.

Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, foi atingido por outro ciclone, batizado de Kenneth, seis semanas depois, trazendo enchentes e ventos fortes que arrasaram várias aldeias. Eloise poderá atingir a cidade portuária da Beira e arredores, que foram devastados pelo Idai.

Algumas áreas já estão inundadas após fortes chuvas.

“Há preocupações crescentes em relação ao potencial de inundações generalizadas”, disse o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), acrescentando que os rios da região já estavam em alerta devido aos altos níveis de água.

XS
SM
MD
LG