Links de Acesso

Censo da população enfrenta dificuldades em Moçambique

  • Alfredo Júnior

Recenseamento acontece em Agosto

Financiamento não chega e alunos sem aulas durante um mês

Os problemas registados no processo de capacitação do pessoal que irá dirigir o Recenseamento Geral da População poderão estar ligados a questões orçamentais com o Instituto Nacional de Estatísticas a recorrer a financiadores para ultrapassar os constrangimentos.

No início do processo, além de problemas financeiros, a utilização de professores ameaça provocar constrangimentos ao sector de educação que será obrigado a conceder 30 dias de férias escolares, uma medida contestada pelos encarregados de educação.

Questões de disponibilidadeorçamental poderão estar por trás de alguns constrangimentos que se registam na preparação do recenseamento geral da população que vai decorrer em Moçambique.

O ponto mais alto foram os protestos registados nas províncias de Gaza, Sofala e Zambézia, onde os formadores dos recenseadores paralisaram as actividades reclamando melhores condições de alojamento e alimentação.

O custo do IV Recenseamento Geral da População e Habitação está estimado em 75 milhões de dólares, dos quais 45 milhões de dólares serão despendidos durante o censo.

Parte deste orçamento ainda está por disponibilizar por parceiros internacionais, incluindo o Banco Mundial, que vai entregar a sua contribuição em meados de Julho.

Um mês sem aulas

Por outro lado, a longa paralisação das aulas no meio do ano lectivo não está a ser bem vista pelos encarregados de educação que dizem que os seus filhos irão “desaprender” ao longo do longo período em que estarão em casa a partir do próximo dia 15.

"Se numa semana já voltam com um pouco de dificuldade de compreensão da matéria, porque esqueceram, em um mês vai ser pior", disse Américo Matola, professor e encarregado de educação.

O sector de educação estuda formas de como colmatar está preocupação.

"O que nós teremos que fazer é dar actividades aos alunos para poderm ficar ocupados durante os 30 dias em que vai decorrer o censo de modo a que não fiquemausentes do sistema de ensino", disse Carolina Chilinegue, da Escola Secundaria Joalina Machel, em Maputo.

O IV Recenseamento Geral da População e Habitação realiza-se de 1 a 15 de Agosto e prevê registar 27 milhões de habitantes.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG