Links de Acesso

Centenas de pessoas enterradas em valas comuns no Huambo, diz Unita


Raul Danda deputado da UNITA
Raul Danda deputado da UNITA

Galo Negro afirma que 700 pessoas foram mortas nos confrontos entre polícia e seita religiosa, mas polícia fala em 13 mortos.

A Unita denunciou hoje, 21, a existência de valas comuns na província do Huambo onde terão sido enterrados, até ontem, mais de 700 pessoas mortas em retaliação da polícia contra fiéis da seita Igreja Civina a Luz do Mundo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:06 0:00
Faça o Download

O principal partido da oposição pediu hoje à Assembleia Nacional a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito para aferir da dimensão dos incidentes que na passada semana envolveram a Polícia Nacional e fiéis da seita também conhecida por Kalupeteca.

O chefe da bancada parlamentar da Unita Raul Danda disse que buldózeres estão a ser usados para enterrar as vitimas em valas comuns.

Danda acrescentou, no entanto, que o seu partido não vai esperar por uma eventual missão parlamentar, devendo enviar de imediato para o Huambo uma equipa de deputados para confrontar no terreno o número de civis mortos revelado pela primeira vez esta segunda-feira pela polícia angolana com base em relatos de testemunhas.

O comandante adjunto da Polícia Naciona, Paulo da Almeida revelou que na sequência dos incidentes 13 civis tinham sido mortos a par dos nove policiais que perderam a vida. Oito foram a enterrar ontem.

Informações da província do Bié deram conta hoje que 11 cidadãos ligados à seita Kalupeteka foram condenados a dois anos de prisão por crime de resistência às autoridades.

Entretanto, em conversa não gravada com a VOA, o comandante geral da Polícia Nacional Comissário Chefe Ambrósio Lemos reconhecer ter havido troca de tiros entre os agentes da polícia e seguidores da seita, mas disse não poder precisar o número de mortos da outra parte.

No entanto, acredita que não chega a duas dezenas

Ambrósio de Lemos afirmou desconhecer se as vítimas civis já foram enterradas por não ter recebido nenhum relatório da comissão que se encontra a trabalhar no terreno.

Questionado sobre a afirmação de Raúl Danda que indicou haver cerca 700 mortos, Lema afirmou que a Unita deve provar as suas afirmações.

XS
SM
MD
LG