Links de Acesso

Centenas de estudantes excluídos do ensino superior manifestam-se em Cabinda


Bairro Gika, Cabinda, Angola
Bairro Gika, Cabinda, Angola

Eles pedem devolução do depósito feito junto Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCE) ao apresentar as suas candidaturas

Centenas de estudantes excluídos das listas de candidatos para o acesso ao ensino superior manifestaram-se na manhã desta terça-feira, 31, em frente às instalações do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCE) em Cabinda para exigir a reposição de valores por eles depositados a favor do Estado.

Manifestação estudantil em Cabinda – 1:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:30 0:00


Durante a fase de inscrições, a instituição exigiu um depósito de 5 mil kwanzas (cerca de 3 dólares americanos), mas para o espanto dos candidatos, mais de dois mil deles que concorriam para ingressar no ISCE foram excluídos por não reunirem os requisitos.

Para o ingresso no ensino superior, o Ministério de Ensino Superior tornou público um decreto, onde definiu a nota mínima de 14 valores.

Os estudantes que depositaram os valores com anuência da direcção do ISCE dizem sentir-se traídos e burlados e exigem a reposição de valores.

As provas de ingresso previstas para ontem foram suspensas.

A coordenadora adjunta da comissão instaladora do ISCD, Mónica Jeová, disse não ser da responsabilidade da sua instituição devolver o dinheiro dos candidatos, mas sim do Ministério e, por isso, declina-se de qualquer responsabilidade sobre esta situação.

XS
SM
MD
LG