Links de Acesso

Centenas de Capacetes Brancos sírios evacuados para a Jordânia


Imagem de arquivo de Capacetes Brancos em serviço de resgate na Síria
Imagem de arquivo de Capacetes Brancos em serviço de resgate na Síria

Centenas de membros dos Capacetes Brancos, uma organização de socorristas em zonas rebeldes sírias, foram evacuados para a Jordânia via Israel.

Segundo a rádio militar israelita, citada pela agência de notícias AFP, trata-se de um grupo de 800 pessoas que inclui os Capacetes Brancos e seus familiares.

Todos eles estavam sob ameaça pelo avanço das tropas do regime de Bashar al-Assad no sul da Síria, informou a rádio, explicando que a operação foi realizada a pedido dos Estados Unidos e de países europeus.

Os Capacetes Brancos são organização especializada, entre outras coisas, na evacuação de pessoas entre os escombros dos prédios destruídos pelo exército sírio ou aviação russa.

O exército israelita confirmou a evacuação dos Capacetes brancos para um país vizinho e recordou que esta acção não muda a sua política de não acolher refugiados sírios em seu território.

Em Berlim, uma fonte diplomática alemã confirmou à AFP que a "Alemanha participará junto a outros sócios internacionais no acolhimento dos Capacetes Brancos".

Canadá e Reino Unido poderão fazer parte do grupo de países que também vai acolher refugiados sírios.

XS
SM
MD
LG