Os líderes ocidentais nas praias do norte de França assinalam 80 anos desde o desembarque do Dia D para libertar a Europa da ocupação nazi, conscientes da guerra de mais de dois anos que assola novamente a Europa após a invasão da Ucrânia pela Rússia, escreve a AFP. O Presidente dos EUA, Joe Biden, o rei Carlos III do Reino Unido e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em representação das potências aliadas, prestam homenagem aos imensos sacrifícios feitos pelas dezenas de milhares de soldados nas praias arenosas e falésias da Normandia, longe das suas casas e famílias, sob intenso contra-fogo alemão,
Celebrações do "Dia D" em fotos
1
Show de paraquedistas descendo para a praia de Utah em 6 de junho de 2024, durante as comemorações do "Dia D" que marcam o 80º aniversário do desembarque dos Aliados na Segunda Guerra Mundial na Normandia.
2
O primeiro-ministro de França, Gabriel Attal (esq), o príncipe William da Grã-Bretanha, o príncipe de Gales (centro) e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (dir), depositam uma coroa de flores durante a cerimónia comemorativa canadense que marca o 80º aniversário do "Dia D" (o desembarque dos aliados na Normandia) da Segunda Guerra Mundial. ", no Juno Beach Centre, perto da vila de Courseulles-sur-Mer, no noroeste de França, em 6 de junho de 2024.
3
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, o príncipe William da Grã-Bretanha e o primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, marcam o 80º aniversário do Dia D durante a cerimónia do governo do Canadá em Juno Beach, em Courseulles-sur-Mer, Normandia, França, 6 de junho de 2024.
4
Entusiastas vestidos com réplicas de trajes militares da Segunda Guerra Mundial do Exército dos EUA dirigem um jipe Willys em Utah Beach, 6 de junho de 2024, durante as comemorações do "Dia D" que marcam o 80º aniversário do desembarque dos Aliados na Segunda Guerra Mundial na Normandia, França.