A capital cabo-verdiana acolhe, a partir desta segunda-feira, 2, a 8ª Reunião do Comité Ministerial Ad hoc do Grupo Intergovernamental de Acção contra o Branqueamento de Capitais
O evento que termina no dia 7 vai avaliar e debater os progressos dos Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) na implementação efectiva de acções contra as ameaças relacionadas com a lavagem de capitais e o financiamento do terrorismo.
Além de dos Estados da Cedeao, estarão presentes representantes do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, do Secretariado da Commonwealth, da Comissão da União Económica e Monetária da África Ocidental) e do Gabinete das Nações Unidas conta a Droga e o Crime, bem como delegados dos bancos centrais dos países membros e organizações intergovernamentais que combatem a lavagem de capitais.
A seguir ao encontro dos peritos, a reunião plenária da Comissão Técnica acontece a 5 e 6 de Maio, enquanto o Comité Ministerial será no dia 7.
A abertura da reunião plenária será presidida no dia 5 pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, enquanto o Presidente da República,Jorge Carlos Fonseca fará a abertura reunião do Comité Ministerial no dia 7.
O Comité Ministerial ad hoc do GIiaba é constituído pelos ministros das Finanças, Justiça e Administração Interna dos Estados-membros da Cedeao.
Esta é a segunda vez que Cabo Verde acontece reuniões do Giaba.