Links de Acesso

Casa-CE convoca vigília de solidariedade os activistas a 4 de Abril


Abel Chivukuvuvu, Casa-CE
Abel Chivukuvuvu, Casa-CE

Coligação condena sentença e pede libertação dos activistas.

A Casa-CE, na oposição, convocou os angolanos para uma vigília no dia 4 de Abril, “dia consagrado à conquista da paz”, em solidariedade aos 17 activistas condenados na passada segunda-feira.

Em comunicado divulgado na noite desta quarta-feira, 30, o Conselho Presidencial da coligação defende a “libertação total e imediata dos jovens, professores e estudantes universitários, chefes de famílias”, que foram “condenados injustamente com a pérfida intenção de silenciarem as vozes que falam em nome da liberdade e dos direitos fundamentais dos cidadãos”.

Para a terceira força política angolana num Estado democrático e de Direito, “a Constituição angolana foi atentada e subvertida com a decisão encomendada da condenação antecipada, porquanto ficaram notáveis durante todo o processo as interferências grosseiras do poder político instituído, com intenção única de incriminar os jovens”.

A situação é tanto pior, que a Casa-CE alerta que “se não se tomarem as devidas medidas, até dirigentes políticos poderão sofrer idênticas represálias”.

Ao analisar a sentença contra os 17 activistas, aquele órgão classificou as penas de “descabidas” e disse que pretenderam demonstrar a “intenção de enfraquecer os órgãos de soberania, nomeadamente os tribunais”.

A coligação vai mais longe e afirma que a decisão do tribunal “visa a sua manipulação e controlo político por parte do regime do MPLA”.

No comunicado lê-se ainda que“os angolanos que arduamente sacrificaram as suas vidas pela conquista do Estado democrático e de Direito, na esperança de que os direitos e as liberdades fundamentais seriam exercidos em plenitude sem constrangimento de qualquer espécie, não podem ficar indiferentes diante da monstruosa injustiça praticada pelo Tribunal Provincial de Luanda”.

É neste sentido que a Casa-CE convoca uma vigília para próxima segunda-feira, 4 de Abril.

XS
SM
MD
LG