Links de Acesso

Casa Branca acompanha negociações entre TikTok e Oracle


Mark Meadows, chefe de gabinete da Casa Branca

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, afirmou nesta quarta-feira, 16, que a Administração Trumo continuará a rever o acordo entre a empresa detentora da plataforma digital TikTok e a americana Oracle para garantir os interesses dos Estados Unidos.

A informação foi avançada dois dias depois de a imprensa revelar que as duas empresas estão próximas de um acordo.

O Presidente Donald Trump tinha afirmado que se até 15 de setembro a empresa chinesa não fosse adquirida por uma companhia americana, ela ficaria impedida de operar nos Estados Unidos, devido a suspeitas de que que cede informações aos serviços de inteligência da China.

"Qualquer acordo que seja feito ou não seja feito é certamente entre eles (a Oracle) e o TikTok", disse Meadows a repórteres na Casa Branca.

"O motivo para afastar o TikTok foi mais do ponto de vista de segurança nacional do que económico... Vamos continuar a rever este assunto”, concluiu o chefe de Gabinete da Casa Branca.

Ontem, Trump limitou-se a dizer que "ouviu dizer" que as empresas estavam muito "próximas de um acordo".

A TikTok e a Oracle preparam um acordo de parceria, embora o Presidente Trump tenha exigido a compra da plataforma que tem cerca 800 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, por uma emprensa americana.

Autoridades do Governo e do Congresso americana têm manifestado a sua preocupação de que as informações sobre os usuários da plataforma possam ser entregues à China.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG