Links de Acesso

Cabo Verde: Aumentam preços da água, electricidade e transportes públicos


Cidade da Praia
Cidade da Praia

Não se trata de actualização mas da aplicação de novas taxas do IVA no quadro do orçamento de estado para 2013

Com a publicação do orçamento de estado aprovado apenas com os votos do PAICV partido que suporta o Governo, reprovado por todos os partidos da oposição e parceiros sociais, o ano de 2013 inicia no arquipélago cabo-verdiano, com o aumento das tarifas de água, electricidade de transportes públicos.

Apesar da redução dos preços de combustíveis, sobretudo da gasolina que baixou consideravelmente, as centrais sindicais e a associação de defesa dos consumidores criticam a aplicação de novos preços de bens essenciais, considerando que irá piorar ainda mais a já precária situação de muitas famílias cabo-verdianas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00
Faça o Download

As centrais sindicais lembram que há um conjunto de questões não cumpridas pelo Governo, como a não devolução do Imposto Único sobre o Rendimento (UIR), não aumento salarial e implementação do salário mínimo, entre outras medidas.

Com a aplicação de novas taxas do IVA no quadro do orçamento de estado para o corrente ano, era previsível a alteração dos preços de água, electricidade e transportes públicos, explica o economista, Avelino Bonifácio.

Explicações do economista Avelino Bonifácio sobre a entrada em vigor de novos preços de combustíveis, água, electricidade e transportes públicos.

Segundo o economista, não se trata de actualização mas sim, a aplicação de novas taxas do IVA no quadro do novo orçamento de estado para 2013.

Também a própria agência de regulação económica informa que essas tarifas vigorarão até 7 de Fevereiro, data para a nova actualização de preços de combustíveis, feita no arquipélago, de dois em dois meses.

O gasóleo e a gasolina estão mais baratos, contrastando com o aumento dos preços de bens e serviços, como a electricidade, água e transportes públicos.
XS
SM
MD
LG