Links de Acesso

PAICV dividido com dois candidatos às presidenciais


PAICV dividido com dois candidatos às presidenciais
PAICV dividido com dois candidatos às presidenciais

José Maria Neves disse que alguns dirigentes estão a apoiar Lima, só pelo facto de não terem conseguido "tachos"

Disputa partidária

Em Cabo Verde as eleições presidenciais ameaçam dividir o PAICV. Marcadas para 7 de Agosto, as candidaturas estão a criar anticorpos no seio do PAICV - partido que renovou a maioria parlamentar e governativa nas legislativas realizadas a 6 de Fevereiro.
A divisão no seio do PAICV é evidente: de um lado está a direcção e militantes que apoiam a candidatura do antigo ministro das Infra-estruturas e Transportes, Manuel Inocêncio Sousa; do outro estão alguns dirigentes e militantes que apoiam a candidatura do antigo presidente da Assembleia Nacional, Aristides Raimundo Lima.

Daniel Medina
Daniel Medina
A crise que está a dividir o partido, começa com a escolha do antigo ministro e homem próximo do primeiro-ministro como o candidato apoiado oficialmente pelo PAICV, após a votação dos membros do conselho nacional. Esta decisão não agradou a alguns dirigentes e militantes do partido no poder, por entenderem que a escolha devia recair no antigo presidente da Assembleia Nacional,personalidade que na óptica dos descontentes, reunia melhores requisitos para concorrer a cadeira do “Palácio do Plateau”.
Com o apoio declarado pelo conselho nacional do PAICV à candidatura de Manuel Inocêncio Sousa, Aristides Lima que ficou atrás de David Almada na votação desse órgão partidário, decidiu então avançar como independente, arrastando consigo alguns dirigentes e militantes, o que foi prontamente criticado pelo presidente do Partido da Independência e primeiro-ministro.
José Maria Neves considera que na politica a decisão da maioria deve ser respeitada, criticando Aristides Lima de falta de ética ao não acatar a decisão do conselho nacional, quando na qualidade de militante tinha aceite as regras para a escolha do candidato presidencial.Lima defendeu-se,afirmando que foi apenas pedir apoio e não autorização, já que as presidenciais são apartidárias e concorridas pelos cidadãos.
As críticas do presidente do PAICV e primeiro-ministro subiram de tom há bem poucos dias, quando José Maria Neves, numa entrevista a um programa de rádio da comunidade cabo-verdiana em Brockton,nos EUA, acusou a candidatura de Aristides Lima e os seus apoiantes de estarem a fazer
uma campanha para enfraquecer o partido e de ódio contra a sua pessoa.
Sem especificar nomes, José Maria Neves disse que alguns dirigentes estão a apoiar Lima, só pelo facto de não terem conseguido "tachos" no Governo, após a vitória nas legislativas.
Estando o PAICV no poder, muitos perguntam se a guerra aberta e troca de farpas no interior desse partido, não terá influência negativa na governação do país. Sobre isso, a VOA registou a opinião do analista político, Daniel Medina, que comenta:"Apesar do mal-estar e de um clima aparente de divisão interna no seio do PAICV, Daniel Medina não acredita que isso venha a ter influência
negativa na governação do país depois das eleições presidenciais".
A pré campanha para as presidenciais de 7 de Agosto, prossegue com acções intensas dos candidatos dentro do arquipélago e nas comunidades emigradas, estando o PAICV mergulhado num clima de divisão interna,devido à existência de duas candidaturas de personalidades dessa família partidária.Falamos de Manuel Inocêncio, que conta com o apoio oficial do partido no poder e de Aristides Lima, que concorre sem apoio partidário, mas que arrasta consigo muitos dirigentes e militantes.
Os outros dois candidatos são Jorge Carlos Fonseca que conta com o apoio do maior partido da oposição o MPD e Joaquim Jaime Monteiro, sem apoio partidário.

XS
SM
MD
LG