Links de Acesso

Canadá, EUA e México chegam a pacto trilateral


Bandeiras do Canadá, México e Estados Unidos.

Os Estados Unidos e o Canadá fecharam um acordo de última hora no Domingo, 30 de Setembro, para salvar o Nafta como um pacto trilateral com o México, resgatando uma zona de livre comércio entre três países de 1,2 trilhão de dólares, que estava prestes a entrar em colapso após quase 25 anos.

Numa vitória para a agenda de Trump para reorganizar uma era livre de comércio global, associada à assinatura do Nafta em 1994, o Presidente norte-americano, Donald Trump, obrigou o Canadá e o México a aceitarem um comércio mais restritivo com seu principal parceiro de exportação.

Embora o novo Acordo Estados Unidos-México-Canada (USMCA, na sigla em inglês) evite tarifas, vai dificultar no entanto que empresas internacionais construam carros a preço reduzido no México e tem o objectivo de criar mais empregos nos Estados Unidos.

Em comunicado conjunto, Canadá e EUA disseram que o acordo “vai resultar em mercados mais livres, comércio mais justo e crescimento econômico robusto" na região”.

Negociadores trabalharam freneticamente antes de um prazo imposto pelos EUA para resolver as diferenças, com ambos os lados fazendo concessões para selar o acordo. Os EUA e o México já haviam chegado a um acordo bilateral em Agosto.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG