A seleção nacional masculina de futebol de Angola é líder isolado do grupo F da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN´2025) ao somar duas vitórias nos dois primeiros jogos.
Na segunda-feira, 9, os Palancas Negras venceram o Sudão, no Estádio 11 de Novembro em Luanda, por 2-1.
Aos 51 minutos, de penalti, Mabululu abriu o marcador, mas Abdurgardir restabeleceu a igualdade, aos 55, no entanto, aos 81 minutos, Randy Nteka marcou o golo da vitória.
Para o mesmo grupo, o Níger e o Gana empataram a uma bola.
No final dos dois jogos, Angola lidera com seis pontos, seguido do Sudão com três, Gana e Níger têm um ponto cada.
Ante a euforia dos adeptos, o treinador da seleção angolana pediu que controlem as emoções, apesar dele também estar satisfeito.
"Estou satisfeito com a vitória, temos muito para desenvolver e não estamos ainda no topo do futebol africano. Não estamos, e não tenham ilusões, nem desportivamente, nem logisticamente, nem operacionalmente... não estamos", afirmou Pedro Gonçalves, lembrando que as vitórias diante do Gana e do Sudão não são garantia de que a seleção angolana irá ganhar todos os jogos que se avizinham.
Na próxima jornada, a 7 de outubro, os Palancas Negras recebem o Níger, no estádio 11 de Novembro, enquanto o Gana recebe o Sudão.
Embate lusófono
Nesta terça-feira, 10, há um encontro lusófono em Maputo, entre Moçambique e Guiné-Bissau, para o Grupo I.
Os Djurtus têm três pontos, depois de vencerem o Eswatini na primeira jornada, enquanto os Mambas contam apenas um, fruto do empate em Bamako frente ao Mali.
A seleção de Cabo Verde também joga hoje, em casa, contra a Mauritânia.
Os Tubarões Azuis vêm de uma derrota por 3-0 no Cairo, ante o Egito.
A fase final do CAN´2025 realiza-se em Marrocos.
Fórum