Links de Acesso

Campo de Concentração do Tarrafal a Património da Humanidade

  • Eugénio Teixeira

Campo de Concentração do Tarrafal, Cabo Verde

A aposta é do Governo de Cabo Verde.

O Governo de Cabo Verde vai criar condições que permitam a classificação do antigo Campo de Concentração de Tarrafal a Património da Humanidade.

O anúncio foi feito ministro da Cultura, Abrãao Vicente, no Parlamento, enquanto o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal exige que a entidade que dirige seja parte integrante do processo e da comissão de gestão da antiga colónia penal que albergou presos políticos de Portugal, Angola e Cabo Verde.

Depois de algumas obras feitas pelo anterior Governo para a restauração do Campo, a oposição indagou o actual Executivo sobre o andamento do processo de candidatura do património histórico que completou 80 anos de existência.

Em resposta, Abraão Vicente disse estar a trabalhar para que sejam criadas condições efectivas no sentido do campo ser reconhecido pela Unesco como Património Mundial.

O governante afirma que se deve contar todo o passado histórico da “antiga colónia da morte”, pois só assim se contribui para a valorização do grande património que é o Campo de Concentração do Tarrafal.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal considera que o campo tem um grande valor para o município e, por isso, reclama uma participação activa no processo de gestão da referida estrutura.

XS
SM
MD
LG