De acordo com dados recolhidos pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), a quantidade de brasileiros que fazem intercâmbio alcançou, em 2017, a marca inédita de 302 mil estudantes.
Entre os principais produtos vendidos estão em primeiro lugar o curso de idiomas e em segundo lugar o curso de idiomas com trabalho temporário.
No Brasil, o número de estrangeiros em instituições federais do país representa menos de 1% da quantidade total de alunos nas universidades, segundo dados do Jornal O Estado de S.Paulo, obtidos com base em questionários enviados às instituições por meio da Lei de Acesso à Informação.
Os dez países com mais estudantes encontrados no Brasil são Colômbia, Peru, Argentina, Angola, México, Alemanha, Espanha, Portugal, Bolívia e Chile.
O crescente interesse em países africanos, como Angola ou a África do Sul, está a fazer com que as empresas se especializem nessa área.
Bruna Barbosa é um exemplo de quem escolheu Angola como destino para o seu MBA:
Mas antes de sair do Brasil, os especialistas aconselham a uma pesquisa e boa preparação e deixam dicas do que fazer antes de decidir por um intercâmbio: