Links de Acesso

Cabo-verdianos das ilhas e da diáspora acompanham o Papa nos EUA


Filomena Veiga, católica e emigrante cabo-verdiana nos EUA
Filomena Veiga, católica e emigrante cabo-verdiana nos EUA

Francisco inicia quinta-feira visita aos EUA.

O papa Francisco chega na terça-feira, 22, aos Estados Unidos e, na quarta-feira, 24, encontra-se com o Presidente Barack Obama, com uma agenda política que já foi considerada pela Casa Branca como podendo ajudar o Presidente na política interna americana.

Apesar de não haver detalhes sobre as intervenções de Francisco, elas são muito aguardas tanto pela Casa Branca como pelo Congresso, onde ele falará na quinta-feira.

É a primeira vez que um papa fala às duas câmaras do congresso.

Depois de falar nas Nações Unidas na sexta-feira, Francisco desloca-se à Filadélfia, onde será recebido e acompanhado por milhares de pessoas. Católicos de todo o país e de várias partes do mundo vão ouvir o papa no Congresso Mundial das Famílias e em várias missas.

De Cabo Verde, vários casais vão a Filadélfia ouvir o que Francisco tem a dizer sobre a família.

Moisés Rodrigues, activista comunitário cabo-verdiano
Moisés Rodrigues, activista comunitário cabo-verdiano

Moisés Rodrigues, católico e activista comunitário, considera importante ouvir o papa que, segundo ele, representa muito para os católicos do arquipélago.

“É um papa próximo da nossa comunidade e muito importante para Cabo Verde porque ele se interessa pelos nossos problemas ao ponto de ter nomeado um cabo-verdiano cardeal”, diz Rodrigues, que coloca Francisco “num lugar em que não coloquei nenhum outro papa.

Filomena Veiga viaja com vários outros católicos de Brockton, onde existe uma enorme comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos para um encontro que ela considera único.

“Há muita emoção e estou ansiosa para ouvir o papa Francisco falar sobre a família porque este mundo está em crise”, adianta Veiga, que garante ir a Cabo Verde logo que se confirme uma esperada visita do papa ao arquipélago em 2016.

XS
SM
MD
LG