Links de Acesso

Cabo Verde vai ter fundo soberano


Anúncio foi feito por Ulisses Correia e Silva
Anúncio foi feito por Ulisses Correia e Silva

Fundo Soberano de Garantia de Investimentos Privados será dotado de um capital inicial de 110 milhões de dólares

O primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou a criação de um Fundo Soberano de Garantia de Investimentos Privados dotado de um capital inicial de 100 milhões de euros, cerca de 110 milhões de dólares,para permitir que as empresas tenham acesso ao mercado externo bancário e de capitais para financiarem investimentos de maior envergadura.

A medida foi anunciada na segunda-feira, 12, em Santa Maria da Feira, Portugal, onde Ulisses Correia e Silva participou na abertura do I Fórum Económico Portugal - Cabo Verde.

Para o primeiro-minsitro este será um instrumento que vai permitir fazer face à reduzida capacidade de poupança interna e às limitações da dimensão dos bancos cabo-verdianos.

A ideia da criação do fundo soberano é ampliar o acesso ao financiamento que o mercado cabo-veriano não consegue propiciar, sem desregulamentar o sistema bancário nacional.

Associada a esta decisão está em curso um conjunto de medidas focadas na eficiência do Estado, na óptica do primeiro-ministro cabo-verdiano

A estratégia do Governo passa também por actuar em áreas estratégicas de desenvolvimento como as telecomunicações, promovendo a sua melhoria e competitividade.

No sector energético, prevê-se a redução de custos de produção de eletricidade e a revisão do sistema de incentivos às empresas exportadoras, prevendo a taxa reduzida de imposto único entre 2,5 e 5 por cento e isenção de direitos aduaneiros não condicionados à delimitação do empreendimento numa determinada zona geográfica.

O primeiro-ministro revelou ainda que o Governo está a trabalhar na elaboração de uma estratégia nacional para aproveitar o AGOA (Lei de Crescimento e Oportunidades para África) que permite exportar para os Estados Unidos, nos sectores da agroindústria, com orientação da produção agroalimentar para o mercado turístico e para a exportação.

XS
SM
MD
LG