Links de Acesso

Cabo Verde tem a melhor governação dos PALOP e a quarta melhor de África


Palácio do Governo, Cabo Verde

Angola está entre os 10 piores do continente

Cabo Verde continua a ser o país africano de língua portuguesa com melhor governação enquanto Angola continua a ser o pior.

As conclusões estão contidas no último Índice Ibrahim de Boa Governação em que Cabo Verde aparece em quarto lugar atrás das Maurícias, Seychelles e Botswana.

O país somou pontuação de 72.2 pontos num total de 100, contra 73 pontos no ano passado, tendo entrado para o grupo de países com "sinais de alerta".

Já Angola está em 45º lugar d alista de 54 países e o documento diz que Angola estagnou o progresso na categoria de Segurança e Estado de Direito e regrediu nas categorias de Participação e Direitos Humanos, de Desenvolvimento Humano e, em particular, de Desenvolvimento Económico Sustentável.

Contudo mostrou progressos nos serviços públicos na Internet, igualdade de género, legislação contra a violência sobre as mulheres, infraestrutura elétrica e política para o tratamento do HIV.

São Tomé e Príncipe manteve a 11.ª posição no índice com uma pontuação de 61 num total de 100 pontos, contra 60,5 no ano passado.

Moçambique desceu duas posições para o 23.º lugar na lista com 52,2 pontos numa escala de 100, a mesma pontuação que o Gabão.

Moçambique integra o pequeno grupo de oito países em deterioração acelerada, cuja tendência negativa desde 2007 se agravou nos últimos cinco anos

. A Guiné-Bissau desceu uma posição para o 43.º lugar.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG