Links de Acesso

Cabo Verde: Teleférico muda a vida de peixeiras e pescadores


Localidade de Lomba-Tatum, Cabo Verde
Localidade de Lomba-Tatum, Cabo Verde

A localidade piscatória de Lomba - Tatum, na ilha Brava, conheceu nos últimos tempos algumas transformações, situação que tem melhorado o nível de vida das populações local.

Cabo Verde: Teleférico muda a vida de peixeiras e pescadores - 2:41
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:41 0:00
Faça o Download

Para além da reabilitação e extensão da estrada que liga o povoado, destaca-se a construção de um teleférico, meio utilizado para o transporte do pescado.

As peixeiras que antes tinham o árduo trabalho de transportar peixe à cabeça de longa e cansativa distancia, sentem-se agora aliviadas e bem servidas.

Peixeiras na lodalidade de Lomba-Tantum, Brava, Cabo Verde
Peixeiras na lodalidade de Lomba-Tantum, Brava, Cabo Verde

Em conversa com a Voz da América, Ivete da Silva Gomes enalteceu a iniciativa do Governo pela infraestrutura criada, que segundo ela, não só veio facilitar a vida das peixeiras, como contribuir igualmente para a preservação da saúde de mulheres e homens, que transportavam mercadorias em condições extremamente difíceis.

“Agora temos menos dores nas costas e na coluna, estamos a trabalhar nas melhores condições”, realça a peixeira Ivete.

Edilson da Lomba que também se dedica à venda de peixe manifestou aos microfones da Voz da América a satisfação pela entrada em funcionamento do teleférico na aldeia piscatória de Lomba-Tantun.

Por seu lado, o pescador Reinaldo considera que a construção do teleférico foi muito bem pensada, porquanto o mesmo veio ajudar as peixeiras nas actividades do dia – dia.

Os pescadores de Lomba –Tantun esperam agora contar com apoio das autoridades, para aquisição de embarcações de maior porte, visando a melhoria das condições de segurança e trabalho.

Com a reabilitação e extensão da estrada, criação da rede esgotos e a construção do teleférico, a referida zona ganhou outra dinâmica, situação que contribuiu para a melhoria do nível de vida do povoado piscatório da bonita ilha Brava, terra do conhecido jornalista e poeta “Eugénio Tavares”.

XS
SM
MD
LG