Links de Acesso

Cabo Verde: Sokols marcha pela descentralização


Mindelo, São Vicente

Manifestantes pedem investimentos das demais ilhas e partido no poder diz que há sinais de melhorias

O movimento cívico Sokols promove uma manifestação neste sábado, 13 de Janeiro, dia em que se assinala a realização das primeiras eleições livres e democráticas em Cabo Verde, com a finalidade de pedir aos decisores políticos melhor descentralização para alavancar o desenvolvimento sócio económico de São Vicente.

Manifestação
please wait
Embed

No media source currently available

0:00 0:02:26 0:00

O líder da organização, com sede em Mindelo, Salvador Mascarenhas diz que a manifestação está aberta à participação de todos os cidadãos, independentemente da sua filiação partidária, religiosa e outras.

Mascarenhas considera fundamental a criação efectiva de condições que permitam a cada ilha se desenvolver de forma equilibrada, evitando o êxodo dos cidadãos para a cidade da Praia, o principal centro urbano do país.

Aquele dirigente associativo entende que a centralização não só fragiliza as demais regiões, como também cria outros problemas à capital, devido ao excesso populacional e défice habitacional, entre outros.

O activista afirma que o modelo de regionalização administrativa anunciada pelo Governo não dá grandes respostas aos anseios e objectivos de desenvolvimento de cada ilha.

O MPD, partido que suporta o Governo, entende não haver razão para a anunciada manifestação,porquanto já há sinais claros de implementação de muitos projectos para a melhoria das condições sociais e económicas da ilha do Monte Cara.

Miguel Monteiro afirma que a ilha não esteve no mapa do anterior Executivo liderado pelo PAICV, por isso estranha que agora quando há sinais claros de “projectos como terminal de cruzeiros, criação da zona especial para a economia marítima, aumento de fundo do turismo e ambiente para a requalificação urbana e ambientais, entre outros projectos públicos e privados”, se faça manifestação.

Sobre a regionalização, Miguel Monteiro diz que o MPD é o único partido que tem uma proposta aberta à opinião pública.

Aquele dirigente político exorta os outros partidos a fazerem o mesmo, a fim de se discutir e encontrar o melhor modelo que sirva ao país.

A manifestação acontece no feriado do Dia da Liberdade e Democracia.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG