Links de Acesso

Cabo Verde: São Vicente quer retomada de ligações internacionais da TACV


Avião da TACV, companhia aérea cabo-verdiana
Avião da TACV, companhia aérea cabo-verdiana

Movimento Sokols diz que é inegável que a retirada dos voos da transportadora de bandeira tem criado enormes dificuldades à população.

São Vicente reclama o regresso das ligações aéreas da TACV Internacional para a ilha e para o efeito o Movimento Sokols 2017 promove uma manifestação este domingo, 16 do corrente.

A concentração será no Aeroporto internacional Cesária Évora.

Cabo Verde: São Vicente quer retomada de ligações internacionais da TACV
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

A organização diz que é inegável, que a retirada dos voos da transportadora de bandeira tem criado enormes dificuldades à população nas viagens para Lisboa e outras partes da Europa, e prejuízos para os empresários e economia da ilha do Porto Grande.

O líder do movimento Sokols, Salvador Mascarenhas, explica que não se trata de uma manifestação política, mas sim cívica e em prol do desenvolvimento de São Vicente e zona norte do país.

“Por isso espero que todos os eleitos municipais se juntem aos demais elementos da população nesta manifestação, porquanto devemos todos estar unidos e lutar por uma causa justa”, diz Mascarenhas.

Além da reivindicação do povo e empresários, os partidos da oposição a UCID e o PAICV já se posicionaram e solicitaram ao Governo intervenção junto da TACV, que encerrou as ligações directas para São Vicente, em Setembro do ano passado, para retomar os voos o mais rápido possível.

Sobre essa questão, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva afirmou que a decisão não depende do Executivo, mas sim da política comercial e gestão da empresa, ora no processo de privatização.

A VOA soube que em 2015 houve um crescimento da movimentação de passageiros no aeroporto Cesária Évora, com a TAP a deter 52 por cento da cota do mercado e a TACV 40,7 por cento.

Sem falar em números, o economista Agnelo Sanches diz que São Vicente não deve ficar fora da rota de desenvolvimento económico, por isso é fundamental a ilha ser bem servida em termos de transportes aéreos e marítimos.

Neste caso, Sanches julga legítima a reivindicação dos sanvicentinos.

XS
SM
MD
LG