Links de Acesso

Cabo Verde: Polémica em torno de levantamento de imunidade ao deputado José Veiga


Palácio da Justiça da Praia, Cabo Verde

Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, pediu a ponderação no tratamento da questão do levantamento de imunidade aos deputados.

O levantamento de imunidade parlamentar ao deputado do PAICV, José Veiga para prestar declaração como testemunha num processo judicial, levantou alguma polémica, com o maior partido da oposição a criticar a posição assumida pela maioria do MPD no processo.

Cabo Verde: Polémica em torno de levantamento de imunidade ao deputado José Veiga
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00

Segundo o partido da independência, as ventoinhas nunca colaboraram para o levantamento de imunidade aos deputados da sua bancada quando solicitado, por isso considera que se está perante uma situação que visa apenas atingir os parlamentares da oposição.

O próprio Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, pediu a ponderação no tratamento da questão do levantamento de imunidade aos deputados.

Por sua vez, o líder máximo da Assembleia Nacional entende que não deve haver tabu quanto a esta questão, afirmando que os deputados devem sempre colaborar com a justiça quando forem chamados para tal.

Jorge Santos diz tratar-se de uma situação que deve ser encarada com naturalidade por todos os deputados.

O activista do movimento Sokols, Salvador Mascarenhas considera que o instrumento de imunidade parlamentar que os deputados gozam deve ser tratado com o cuidado que isso exige.

Para Mascarenhas, a imunidade só deve ser levantada no caso de crimes graves, mas acha que deve haver uma lei que abrange a todos e não fique a gosto de cada bancada parlamentar ou deputado.

"Penso que quando se trata de crimes como a corrupção e tráfico de drogas, deve-se levantar a imunidade, aliás acho que nem devia haver imunidade para crimes graves, realça o activista.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG