Links de Acesso

Cabo Verde participa em reunião sobre crime internacional promovida pelo Departamento de Estado


Para além de Cabo Verde participaram na reunião representantes do Benin, Costa do Marfim, Gana, Libéria, Nigéria e Togo.

O Departamento de Estado americano promoveu conversações em Washington com representantes de sete países africanos, entre os quais Cabo Verde, para debater a luta contra organizações criminosas internacionais.

Para além de Cabo Verde participaram na reunião representantes do Benin, Costa do Marfim, Gana, Libéria, Nigéria e Togo.

O Departamento de Estado salientou que as actividades transnacionais ilícitas, especialmente o tráfico de drogas, ameaçam a estabilidade da África Ocidental e a segurança nacional dos Estados Unidos.

Acrescentou que o produto dessas actividades providenciou apoio a grupos extremistas violentos.

Durante o encontro de ontem da Iniciativa de Cooperação e Segurança na África Ocidental, os Estados Unidos comprometeram-se em continuar a garantir assistência técnica aos países da região para criarem instituições governamentais eficazes para fazer frente ao crime internacional organizado.

O Departamento de Estado americano prometeu também trabalhar no sentido de reduzir a procura de drogas na região.

Os Estados Unidos salientam que o combate a essas actividades passa pela coordenação entre governos no âmbito dos acordos das Nações Unidas sobre controlo de drogas e de outras actividades ilícitas.

XS
SM
MD
LG