Links de Acesso

Cabo Verde é o segundo país no índice de governação em África do Banco Mundial


Palácio do Povo, S.Vicente, Cabo Verde
Palácio do Povo, S.Vicente, Cabo Verde

Ruanda continua a liderar a boa governação no continente.

Cabo Verde é o país lusófono melhor classificado no índice do Banco Mundial que mede a qualidade da governação económica e das instituições.

"O Ruanda continuou a liderar o ranking africano, com uma classificação de quatro pontos, seguido de Cabo Verde, Quénia e Senegal, com 3,8 pontos", diz o relatório CPIA Africa, uma publicação do departamento de empréstimos concessionais do Banco Mundial, a Associação Internacional do Desenvolvimento.

O relatório anual que descreve o progresso dos países da África Subsaariana no fortalecimento das suas políticas e instituições, analisa 38 países que cumprem os requisitos para receber apoio do Banco Mundial.

A média da África Subsaariana está nos 3,2 pontos e os autores do relatório notam uma degradação no desempenho dos países, havendo mais do dobro dos países a descerem a sua classificação face aos que subiram.

Quanto aos demais países de língua portuguesa, Moçambique ocupa a 11ª posição, São Tomé e Príncipe, fica no 26.º lugar, e Guiné-Bissau na 35ª. posição.

Angola não foi incluído no estudo.

XS
SM
MD
LG