Links de Acesso

Cabo Verde: erupção do Vulcão do Fogo marca 2014


Imagem de satélite do Vulcão do Pico, Fogo (Saidy Andrade)
Imagem de satélite do Vulcão do Pico, Fogo (Saidy Andrade)

Primeira mulher eleita presidente de um partido do arco do poder, PAICV.

O ano de 2014 em Cabo Verde fica marcado pela erupção vulcânica na ilha do Fogo, que já causou avultados prejuízos materiais na localidade de Chã das Caldeiras.

please wait

No media source currently available

0:00 0:06:16 0:00
Faça o Download

Após 19 anos adormecido, o vulcão acordou no dia 23 de Novembro, com fortes lavas a destruírem casas e outras infra-estruturas e terrenos agrícolas nos povoados de Portela e Bangaeira, para desespero dos seus habitantes.

Outras localidades próximas estão também em risco, já que a actividade vulcânica ainda continua em acção.

O primeiro-ministro José Maria Neves considerou a situação de catastrófica, daí falar da necessidade de todos os cabo-verdianos se mobilizarem no apoio as vítimas da erupção do vulcão do Fogo, sem esquecer da imprescindível ajuda dos países amigos e parceiros de cooperação

Como contribuição nacional para ajudar os afectados da erupção vulcânica, o Governo aumentou meio por cento na cobrança do IVA, que durante 1 ano, passa para 15,5%.

Em termos políticos, o ano de 2014 fica marcado pela eleição da ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento Social e Recursos Humanos Janira Almada, de 35 anos, para o cargo de presidente do PAICV, a primeira mulher a ganhar uma eleição de um partido do arco do poder.

O Congresso do PAICV para a confirmação da líder e a eleição dos órgãos internos do partido deve ser realizado em Janeiro.

O ano prestes a terminar fica também marcado por guerra de pareceres entre o primeiro-ministro e o Presidente da Republica em matéria de politica externa e Forças Armadas.

Ainda em termos políticos, o MpD, principal partido da oposição, retirou confiança política ao Presidente da Assembleia Nacional, alegando parcialidade na condução dos trabalhos.

O primeiro Provedor de Justiça, António Espírito Santo, toma posse, no ano em que foi também nomeado o novo Procurador-geral da Republica, Óscar Tavares, que prometeu combate sem tréguas e mão dura contra os criminosos.

Neste particular da Justiça e Segurança, de ressalvar o recrudescimento da criminalidade praticada por jovens, ameaças a agentes de autoridades e o assassinato da mãe de inspectora da PJ que investigou a operação de tráfico de drogas “Lancha voadora” que culminou na maior apreensão de drogas no arquipélago, com cerca de 1,5 quilo de cocaína pura.

Este crime provocou uma onda de contestação, levando as autoridades a prometerem reforçar as medidas e combater com firmeza a criminalidade e luta contra o narcotráfico.

O ano 2014 fica marcado pela apreensão também de 500 quilos de cocaína em São Vicente, que culminou na detenção de quatro pessoas.

No ano que termina hoje, 31, a cidade da Praia acolheu o 2º Fórum Nacional de Desenvolvimento, evento que reuniu técnicos nacionais e internacionais e que apresentou pistas e caminhos que o país deve seguir.

Num ano de fracas precipitações com consequências negativas para a agricultura, algumas câmaras municipais traçaram planos de emergência e pediram apoios ao Governo para ajudar muitas famílias que vivem da agricultura.

De referir que em 2014, o Governo de Cabo Verde e a União Europeia assinaram um novo acordo de pesca, com o representante dos armadores nacionais a contestar, alegando que o país saiu a perder com esse acordo.

Realçamos também nesta retrospectiva 2014, o anúncio da candidatura da ministra das Finanças, Cristina Duarte, ao cargo de presidente do Banco Africano de Desenvolvimento(BAD).

O ano de 2014 fica igualmente marcado pela inauguração de mais barragens e da construção de habitações em vários pontos do país, no âmbito do projecto Casa para todos.

Em termos do Desporto, o destaque é o apuramento da Selecção Nacional de futebol para o Campeonato Africano das Nações, CAN-2015, que vai realizar-se na Guiné Equatorial depois da desistência do Marrocos.

Os Tubarões Azuis, agora comandados pelo treinador português Rui Aguas, chegaram ao CAN-2015 como primeiros classificados do grupo com 12 pontos

Refira-se que na sua estreia numa fase final do CAN, na Africa do Sul, em Janeiro de 2014, a Selecção de Cabo Verde chegou aos quartos-de-final, em que foi afastado pelo Gana.

De futebol falando ainda, o representante da Fifa para África entregou ao presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol as chaves do Centro de estágio do Mindelo.

Ainda no capítulo desportivo, foi inaugurado o estádio nacional, a maior infra-estrutura desportiva do arquipélago que foi construída no âmbito da cooperação entre a China e Cabo Verde. O estádio tem capacidade para 15 mil espectadores e possui uma pista para 8 corredores.

Não menos importante foi a medalha de prata que o atleta Ruben Sança, que reside nos Estados Unidos da América, conquistou na maratona de Macau.

Outro assunto importante no capítulo do desporto foi a vitória do atleta Adilson Spencer na Ultramaratona 54 quilómetros das Canarias.

XS
SM
MD
LG