Links de Acesso

Cabo Verde: Empresários veem FIC 2021 como janela de oportunidade para relançar negócios


Feira Internacional de Cabo Verde 2021
Feira Internacional de Cabo Verde 2021

Certame regressa dois anos depois com 125 empresas presentes

A Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) abriu as portas dois anos após a última edição devido à pandemia e é vista pelos empresários como uma boa janela para o relançamento económico e de negócios.

No entanto, pequenos e médios empresários pedem mais abertura e facilidades no acesso ao crédito, visando a recapitalização e a desejada retoma da economia.

Cabo Verde: Empresários veem FIC 2021 como janela de oportunidade para relançar negócios 2:20
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00

O Governo criou um pacote para apoiar o sector privado na transição pós-moratória da Covid-19, mas para o presidente da GC Comunicações, Giordano Custódio, há que se fazer uma maior flexibilização para as pequenas e médias empresas.

Feira Internacional de Cabo Verde 2021
Feira Internacional de Cabo Verde 2021

“Penso que se os incentivos forem diferenciados por sector, a forma de se chegar aos acessos do financiamento bancário também poderá ser facilitada”, diz Custódio.

A empresária Eunice Mascarenhas mostra-se feliz com o panorama de esperança demonstrado com a realização da FIC.

A também presidente da organização Mulheres Empresárias entende que neste momento deve-se focar mais em como pagar os juros dos empréstimos anteriores, tendo em conta que as moratórias terminarão em Março do próximo ano.

“Nós temos que perceber se valerá a pena termos mais créditos no momento em que estamos endividados de todas as formas e em quetemos ainda a questão da moratória com muitas empresas e que terminará em Março do próximo ano”, frisa Mascarenhas.

Ainda assim, a empresária afirma que o Governo deve sempre procurar os melhores mecanismos para ajudar as empresas privadas, para que as mesmas possam retomar e garantir os empregos.

Com o lema "Cabo Verde e as oportunidades em tempos de crise", a FIC abriu as portas nos arredores da capital, Praia, na quarta-feira, 17, com 125 empresas, em 230 stands distribuídos por duas áreas cobertas, com 3.700 metros quadrados, e uma área exterior, com 2.000 metros quadrados.

O evento termina amanhã, 20.

XS
SM
MD
LG