Links de Acesso

Cabo Verde em pré-campanha para “Legislativas” mas sem inaugurações nem patrocínios


Campanha eleitoral em Cabo Verde (foto de arquivo).

Eleições acontecem a 18 de Abril

Em Cabo Verde, a pré campanha para as eleições legislativas agendadas para o próximo dia 18 de Abril, arranca esta quarta-feira.

De acordo com a lei, ficam proibidas a partir desta data quaisquer actos de lançamento de primeiras pedras, inaugurações ou acções de patrocínio praticados por titulares de cargos públicos e políticos.

Cabo Verde em pré-campanha para as “Legislativas”
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:06 0:00

Tal medida surge da necessidade de se garantir o tratamento de igualdade a todos os sujeitos e estruturas políticas que vão estar em cena nos embates eleitorais.

Para o cientista político, docente e investigador da Universidade de Cabo Verde, Valdimiro Furtado, na democracia todos devem estar no mesmo barco em termos do cumprimento da lei.

"Todos os candidatos e os partidos políticos devem arrancar do mesmo ponto de partida, impedindo neste caso que a força que suporta o Governo possa aproveitar de vantagens das funções governativas", afirma .

O analista político, Henrique Varela , espera que haja uma fiscalização rigorosa das entidades com responsabilidades na matéria, no sentido de evitar o incumprimento da lei.

De acordo com a lei eleitoral do arquipélago, apenas os partidos políticos podem concorrer às legislativas, ficando a força vencedora com incumbência de formar governo.

Irão concorrer o MPD, no poder; PAICV, maior formação da oposição; UCID, terceiro Partido com assento parlamenta; PSD e PP.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG