Links de Acesso

Segurança é tema na campanha eleitoral cabo-verdiana


Campanha eleitoral em Cabo Verde
Campanha eleitoral em Cabo Verde

Analista defende que novo Governo tem de avançar com políticais integradas.

Em Cabo Verde, no momento em que decorre a campanha eleitoral para as legislativas do dia 20, os cidadãos esperam que os políticos apresentem propostas concretas para a melhoria da segurança interna.

Segurança é tema na campanha eleitoral cabo-verdiana 3:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:35 0:00
Faça o Download

Embora seja um país de brandos costumes e de "morabeza", a pequena criminalidade praticada sobretudo por jovens delinquentes preocupa as populações que clamam por medidas eficazes para reforçar a segurança.

Para o antigo capitão dos portos de Sotavento, essa matéria reveste-se de grande importância, "porquanto a tranquilidade das pessoas constitui um bem precioso".

Por outro lado, João de Deus Carvalho Silva considera que a autoridade do Estado deve ser sempre salvaguarda, "sob pena de se comprometer o desenvolvimento e a própria democracia".

Silva disse à VOA que gostaria que os partidos concorrentes fossem mais explícitos nas propostas que apresentam para a segurança interna, colocando o dedo na ferida.

Para aquele especialista, os problemas sociais devem ser atacados com a prevenção, numa primeira fae, mas o país tem de ter "estruturas policiais fortes, uma polícia próxima dos cidadãos, para que os mesmos percebam que a força da ordem é amiga e trabalha para garantir a segurança das populações".

Outro aspecto importante ressalvado pelo jurista prende-se com o papel da família, das igrejas e outras estruturas vocacionadas para a educação.

XS
SM
MD
LG