Links de Acesso

Cabo Verde deve reforçar a aposta na dessalinização da água, diz António Borges


Cidade Velha, Patrimonio Mundial, Cabo Verde

Cabo Verde deve reforçar a aposta na dessalinização da água, mas não deve descartar nenhum meio de captação e produção do precioso líquido, disse o antigo presidente do extinto Instituto de gestão dos recursos hídricos, António Pedro Borges.

O Cabo Verde deve reforçar a aposta na dessalinização da água, diz António Borges
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:11 0:00

"Estando o nosso país no meio do mar, a dessalinização se afigura como um mecanismo privilegiado, mas não deve ser o único. Devemos analisar cada caso, fazer estudos económicos e ver onde dessalinizar, quando construir barragens efazer furos ", disse Borges.

Apesar de ser um país com pouca frequência da queda de chuvas, o engenheiro reformado entende que a construção de barragens foi uma boa medida, embora reconheça que se cometeram alguns erros na montagem de algumas infraestruturas.

Ainda assim Borges diz não concordar com declarações de determinados actores políticos a desvalorizar as barragens.

Ele disse que a água não deve ser objecto de disputa politico – partidária e realça a importância de se ter em linha de conta todo omeio que permite a captação.

A professora universitária Maria dos Anjos também aponta a dessalinização como forma de se atenuar a escassez da água no arquipélago, mas ressalva a necessidade de se reforçar os mecanismos de tratamento e reutilização das águas residuais.

Não menos importante diz a docente, é a sensibilização dos cidadãos de uma forma geral e em particular os agricultores,para o uso racional da agua. Neste capítulo, faz menção ao meio de rega gota a gota, ainda ignorada por muitos.

As posições surgem na semana em que a cidade da Praia acolhe um fórum internacional sobre a escassez da água na agricultura.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG