Links de Acesso

Cabo Verde com mais de sete mil casos de zika, mas sem microcefalia


Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

Há uma tendência decrescente nas últimas cinco semanas.

O Ministério da Saúde de Cabo Verde revelou nesta quarta-feira que o país registou 7.164 casos de zika entre Outubro e 24 de Janeiro.

Nas últimas cinco semanas, e depois de uma intensa campanha de sensibilização das pessoas e de combate à doença, regista-se "uma tendência decrescente".

Apesar de não ter havido qualquer caso de microcefalia, o comunicado indica que o Ministério da Saúde está a monitorar cerca de 40 grávidas que contraíram o vírus.

A capital do país, Praia, regista o maior número de casos (4.837), seguida da cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, com 1.230, e a ilha do Maio, com 501 casos, todas na região Sul do arquipéago.

Ainda de acordo com o comunicado divulgado hoje, depois de até Dezembro terem sido registados, em média, entre 400 e 500 casos semanais, na última semana, os números desceram para pouco mais de 80.

O Ministério da Saúde garante continuar a campanha de informação e de combate ao vírus zika, cuja epidemia foi considerada uma emergência mundial pela Organização Mundial da Saúde na segunda-feira.

Brasil é o país mais afectado pela epidemia que, segundo a OMS, pode atingir mais de quatro milhões de pessoas nas Américas.

XS
SM
MD
LG