Links de Acesso

Cabo Verde: Cidadãos consideram relevante a figura de Presidente da República


Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde

Os cabo-verdianos seguem com muita atenção a campanha para a eleição de um novo Presidente da República, a 17 deste mês, e consideram, no geral, a figura relevante.

Cabo Verde: Cidadãos consideram relevante a figura de Presidente da República
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00

Sete candidatos concorrem ao lugar agora ocupado por Jorge Carlos Fonseca, que é também jurista e poeta.

A apreciação positiva, dizem cidadãos entrevistados pela VOA, deriva do facto de julgarem que o Presidente faz o papel de árbitro do sistema e garante o cumprimento da Constituição.

"Penso que é muito importante por ser um cargo alto de grande responsabilidade e que assume funções importantes no Estado, ajudando na melhor condução do país", diz a estudante Silvânia Furtado.

Furtado diz que faz todo o sentido o país ter um Presidente da República, independentemente de o mesmo possuir poderes executivos ou não.

Para o músico Manuel de Candinho, "o Presidente da República é um chefe; as pessoas querem ter um Presidente que saiba comandar e ajudar o Governo visando o desenvolvimento do arquipélago".

Mas outras vozes entendem que o Presidente precisa de mais poderes.

"Pensava que era o Presidente que tomava a primeira decisão, mas como é o Primeiro-Ministro, para mim não faz muita diferença esta eleição," diz a estudante Mayra Santos.

XS
SM
MD
LG