O Governo de Cabo Verde marcou para 1 de dezembro a realização das nonas eleições autárquicas, um dia depois de ter ouvido os partidos políticos.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 11, em conferência de imprensa, pela ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, quem reiterou que a data foi marcada dentro do quadro legal.
"Nós estamos a cumprir com aquilo que é o imperativo legal nos termos do Código Eleitoral, que determina que a data das eleições deve ser feita por via de decreto regulamentar, com antecedência de 70 dias”, afirmou Janine Lélis, que garantiu estarem criadas condições para a realização das eleições..
A Comissao Nacional de Eleições tinha proposto, em maio, que as eleições se realizassem em novembro, em virtude de dezembro ser um mês festivo e com muita mobilidade entre as ilhas.
Entretanto, ontem os partidos foram unânimes em propor o dia 1 de dezembro.
Nos 22 municípios serão eleitos presidentes de câmaras e deputados às assembleias municipais.
Embora as eleições sejam sempre dominadas pelos dois principais partidos, MpD e PAICV, a UCID já anunciou alguns candidatos e organizações da sociedade civil admitem apresentar candidaturas independentes.
Nas eleições de 2020, o MpD ganhou 4 câmaras municipais e o PAICV oito.
Fórum