Links de Acesso

Cabo Verde: Aumento da violência reflecte falta de poder do Estado, admite antigo Conselheiro de Segurança


Palmarejo, bairro residencial, Cidade da Praia, Cabo Verde
Palmarejo, bairro residencial, Cidade da Praia, Cabo Verde

Grupo armado ataca autocarro de passageiros em zona nobre da capital. Praia

As redes sociais em Cabo Verde revelaram, nos últimos dias, indignação e estupefacção dos internautas com o assalto na quinta-feira, 1, à noite aos passageiros de um autocarro por um grupo armado e com os seus elementos encapuzados, numa das áreas nobres da capital, Praia.

Testemunhas relataram que um passageiro que tentou levantar-se levou uma coronhada.

A polícia chegou quando os assaltantes já tinham fugido.

No momento em que o país vive uma forte crise económica e com reflexos no aumento galopante dos preços de produtos alimentares e outros bens, nota-se o registo de vários de casos de roubos às residências e assaltos alguns em pleno dia nas vias públicas.

Entretanto, para o antigo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas e ex-Conselheiro Nacional da Segurança, o recrudescimento da criminalidade, sobretudo na capital, não tem uma ligação directa com a pobreza.

"Os assaltantes -criminosos já tomaram o pulso às autoridades e infelizmente eu tenho que dizer, quanto a mim o que faz falta neste momento é um apertar no combate, uma repressão no combate dos criminosos que andam a aterrorizar os cidadãos ", diz Antero Matos, quem defende um engajamento mais profundo do Estado na "aplicação da lei em todo o sentido quer na actuação das forças de segurança e da Justiça".

Por sua vez, o Director Nacional da PN afirma que a corporação continua empenhada no trabalho que visa garantir a segurança aos cidadãos.

Emanuel Moreno diz que nem tudo depende da PN, "mas nós estamos 24 horas no terreno a patrulhar e trabalhando em colaboração com demais forças de segurança e outras estruturas dando atenção também na prevenção, para dar segurança e tranquilidade às pessoas e bens".

Refira-se que o último relatório anual da PN revelou um aumento da criminalidade de 33 por cento de crimes em 2021 em Cabo Verde.

XS
SM
MD
LG